Deveria postar sobre louças nacionais (WEISS, etc) que prometi e estou devendo ao colega C. Deveikis. Mas como uso uma câmara emprestada, de que não disponho agora, e como tinha estas fotos do dia em que aqui chegou meio milagrosamente esta celestial imagem, decidi fazer uma humilde homenagem a este Santo por todos os brasileiros conhecido e por tantos tão querido.
São Sebastião. Madeira policromada, olhos de vidro, boca vazada. Cerca de 90 cm. Furo para resplendor, poucos furos para flechas. Base naturalista (relva, rochas e tronco).
O douramento parece não ser em ouro verdadeiro... Certamente do final do séc. XIX. Portuguesa, com toda certeza.
Faltam por inteiro os dois braços (pelos quais busquei em vão...) Só há um pequeno pedaço do braço direito.
Esta foto não mostra bem sua boca vazada (característica do XVIII, neste caso, só um estilo) mas deixa ver bem as mechas de seu cabelo bem cortado e cuidado...
Muito belo este perisônio dourado com ramagens brancas. Pena não ser, ao que parece, em ouro 18K brunido e esgrafitado como só Portugal soube fazer e ensinar... Há um detalhe original neste perisônio que é o fato de estar preso a um galho como um manto estendido. Fotos 1 e 2.
Os pés sempre são belos das imagens deste Santo. Pena que eu esqueci de espanar e encerar antes das fotos... Estes furos da base fixavam os despojos de sua indumentária militar: armadura, capacete. elmo e espada. Perdidos também.
Uma das imagens mais lindas de São Sebastião. Só uma perninha mais fina aqui, uma falta na parte de trás... Mas um encanto. Serenidade, mansidão, força e Fé sem nenhuma afetação, muito comum nas variadas imagens deste mártir tão popular e tão retratado.
São Sebastião merece uma postagem mais decente: Um mínimo de notícias históricas, iconografia (desenvolvimento e principais Obras Primas como de El Greco e Bernini), devoção, patrocínios importantes no Brasil e Portugal... Mas penso que este meu pobre Blog deve ser mais visual. Não precisa de tanta ideia. Aliás tirando eu, o C.D. do Blog: http://tempoguaranaderolha.blogspot.com.br/ e uns 2 ou 3 amigos, acho que ninguém mais dá uma olhadinha aqui. Muito menos fica lendo...
SALVE SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR DE CRISTO.
Lindo! Sempre que vejo uma imagem/gravura de São Sebastião o que me vem à mente é a mutilação do belo... Não sei, posso estar falando bobeira, mas repare que, mesmo amputado como a imagem está, e mesmo com a dor estampada em seu rosto ele continua sendo belo.
ResponderExcluirÉ o castigo daquilo que nos agrada aos olhos.... Coisas da igreja...
Obrigado CD.
ResponderExcluirTb penso assim. Imagina a Vitória de Samotrácia ou a Venus de Milo inteirinhas... Perderiam muito de seu fascínio.
Mesmo pensando assim vou dar um jeito nos braços de meu SS mas tem que ser um capricho... Pena que os restauradores de renome cobrem mais que a própria peça...
Um abraço.
Eu olho sempre!
ResponderExcluirQuerida Raquel,
ExcluirObrigado pela visita.
Abraços.
ab
Meu sonho uma imagem dessa, são Sebastião é meu amor.
ResponderExcluir