sábado, 25 de julho de 2015

FAIANÇA, CERÂMICA: "LOUÇA PORTUGUESA, OLHO GRANDE EXISTE MESMO E TAMBÉM MAIS COISAS ENTRE A TERRA E O CÉU DO QUE PODE SUPOR NOSSA POBRE SABEDORIA..."





 Este meu "meio" Vaso (ainda falta pagar a metade)
estava me fazendo sonhar há quase 2 meses...





Bem grande e inteiro.
Tricolor e com cachos de uva em relevo.





Com todo jeito de antigo.
Pena que não marcado.




Não me importo. 
Sou louco por ele assim mesmo...




Bem inteiro mesmo.





Uma paixão que, penso, atravessou os tempos
e um grande Oceano.





 







Pois bem.
Eu preparava  este post quando me veio esta  surpresa:
Uma  caixa de cacos de vaso...




Mas não quaisquer cacos e sim
cacos de um Vaso SANTO ANTÔNIO DO PORTO,como dizemos
ou SANTO ANTÔNIO DO VALE DA PIEDADE, como se diz em Portugal.
Bem marcado, para não deixar dúvida.

Uma história de mais de 5 anos que tentarei resumir:


Era  um vaso maravilhoso e inteiro de um amigo e colega que pretendia vendê-lo.
Mas eu não tinha dinheiro para comprar e  o que tinha para fazer troca,
 segundo seu  interesse era um Cálice Litúrgico,
 uma joia igualmente querida...

Como o valor pedido não interessava muito aos negociantes
 o Vaso foi a leilão, por duas vezes. Na segunda vez  por um valor um pouquinho menor.
Pensava em ter chance e também queria ver a exposição.
 Certamente muito bela com  tantas outras preciosas peças de Louça, Mobília e Prata... .
Soube que o querido Vaso ficaria (e ficou) bem na entrada do salão
 sobre um Arcaz  de Jacarandá do XVIII.
Não tive como ir à exposição.

Juro que não botei Olho Grande no Vaso.
Pois  tanto seu  antigo  dono como o organizador do leilão são igualmente queridos.

Mas não foi que na exposição deu um vento forte e lançou ao chão este encantado vaso?
Como o organizador era mais chegado a mim que a meu colega, me ligou na hora.
A solução era simples, sugeri:
 Como não havia  ressalva, bastaria que meu amigo recebesse o valor combinado de base.
 E ao organizador, que também é  antiquário,  disse que mesmo em cacos me interessava pelo Vaso.

No dia do acerto fomos juntos.
 Meu amigo recebeu sua grana e eu mais que isto:
 O leiloeiro sabia de meu interesse antigo por este Vaso e me fez um presente. 
Nunca uma caixa de cacos me fez tão contente.





Ontem resolvi tentar dar um jeito.
Pagar uma restauração me sairia pelo preço de um vaso inteiro,
,ou quase...
Mas o que usar?




E quando se decide
 sempre tem um rabudo atrapalhando...





Mas a noite foi virando
 e o entrometido se cansou.




Era a hora de tirar um sarro...





1
(Serviço totalmente amador... )




2


                    

3




4 (mil... ou quase)




Estas janelas são os cacos que o faxineiro não encontrou
ou que varreu para debaixo de algum tapete..





Até que ficou razoável.
E hoje de manhã resolvi rejuntar
 com massa acrílica (seria o melhor?).





Ainda está úmida.
Depois que secar e contrair tenho que retocar.
Não fiz fotos do interior porque está com papelão nas "janelas".





Uma fração de milímetro aqui ou ali fora de linha
faz a remontagem ficar meio assim... 
Ainda bem que estes vasos são naturalmente assimétricos
e irregulares sob um certo ponto de vista...




(Carinha de quê serão estas pegas?)
Depois vou tentar remover o excesso de massa.





E retocar o azul.
Só não sei como.





E assim, aos cacos e aos poucos, minhas peças
de Louça Portuguesa (e algumas outras) vão se juntando...





Um magrinho e um gordinho...





E da Feira da Pça XV mais peças quebradas.





Os pratos da Sacavém estavam para ser jogados fora...





(Finalmente um SAP ou SAVP bem marcado).



A cerâmica é bem clara, ligeiramente bege
e leve como algumas de minhas telhas.





E este belo  "Prato Falante",
 adquirido na Imperial Cidade,
resume no singular o que sinto por toda minha Velharia:

"Amo-te muito".







"QUE OS  CACOS DE HOJE
 QUE FORAM VASOS DE OUTRORA 
COMO NUM RETROCEDER DO INSACIÁVEL TEMPO
POSSAM SE REMONTAR CHEIOS DE VIDA.
PELA AÇÃO DO FORTE VENTO.
PELO TANTO ESPERAR 
E PELO CORAÇÃO DO AMIGO"


17 comentários:

  1. Caro Amarildo,
    Deslumbrante o seu carinho pela peça evidenciado na reconstituição da mesma.
    Postagem interessantíssima!
    Parabéns!

    Continue, gostamos de o rever em breve.
    Cumprimentos,
    Jorge Gomes

    ResponderExcluir
  2. Jorge A

    Agradeço tanto sua atenção.

    Tenho andado bem devagar, sobretudo em atenção aos amigos com as coisas de que também gostam de partilhar.

    Mas fica no coração tudo isso, por enquanto.

    Sei que devia ter buscado ajuda profissional para remontar o vaso querido mas a ansiedade de vê-lo erguido foi mais forte.

    Um abraço.

    ab

    ResponderExcluir
  3. Caro Amarildo. Apaixonante a sua aquisição e a sorte dos cacos.
    Numa boa casa de artigos de restauro encontra um azul para porcelana para retocar.
    Aos poucos a sua coleção se engrandece de brilho com peças raras. Bom gosto
    Abraço
    MIsa

    ResponderExcluir
  4. Misa.

    Pois é.

    Se eu tivesse um pouquinho mais de paciência e tivesse trabalhado durante o dia penso que a colagem ficaria mais perfeita. Algumas partes não se encaixaram e meus dez dedos estavam grossos, duros e sem tato de tanta cola rápida. Optei por uma tal de tek bond. Com a cascorez conseguiria juntar melhor, corrigir, etc. Mas não teria, depois de seca tanta resistência à água.

    Uma coleção de cacos mas qualquer hora a sorte chega por inteiro, espero.

    Obrigado.

    Um abraço.

    ab

    ResponderExcluir
  5. Lindo(s) o(s) vaso(s)... mesmo em fragmentos guarda uma unidade potencial incrivelmente elegante, assim como o texto, uma delícia de leitura!! Ah, e não foi olho grande: são as coisas encontrando seus caminhos. Maktub! Abraços, querido! Parabéns pela coleção e por nos legar estes posts tão agradáveis!

    ResponderExcluir
  6. Ramiro T.

    Que bom que tenha olhado o post, feito a leitura e ainda dizer que foi agradável.
    Quando menino sonhava ser poeta, entre tantos sonhos; e adolescente jurava que Cecília Meireles e algum outro poeta vinham me sussurrar estrofes e idéias...

    Não os escuto mais. Ou nunca vieram ou foram embora ou se ainda vêm a vida tornou-me surdo. Por isso agradeço a atenção e por ter gostado da leitura.

    Como você sabe, sou fascinado por estes elementos "arrancados" da Arquitetura. Gosto até mais que uma peça, por bela que seja , encerrada em si mesma. Daí talvez eu ter abandonado também uma outra teimosia minha: a Escultura.

    Um abraço.

    ab

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Amarildo,
    Os vasos são lindos! Dois exemplares bem caraterísticos da produção oitocentista do Porto e de Gaia! Os efeitos moldados são muito ricos e gosto particularmente da cercadura à volta da boca do primeiro. Conseguiu montar razoavelmente bem o vaso partido, devolvendo-o assim à forma original!
    Gostei muito de ver as novas aquisições na foto de conjunto sobre a cómoda, expondo assim os seus tesouros que já formam uma bela coleção!
    Obrigada pela partilha, continue sempre!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria A.

      Obrigado.
      E não foi que a trancos e barrancos fiquei com as duas peças de tanto gosto? ou postar o cálice também, qualquer hora, e fazer um destaque do prato falante que adorei.

      Um abraço.

      ab

      Excluir
  8. Amarildo

    Gostei muito desta sua exposição toda em azuis e brancos. Os vasos são magníficos e aventurar-se a colar um deles foi obra, mas valeu a pena. Eu estou muito cegueta para me meter a fazer colagens.

    Embora haja muitas casas com estes vasos e urnas de faiança no topo das casas antigas portuguesas, raramente aparecem nas feiras de velharias.

    Parabéns.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Luis.

    Obrigado.

    Mas reconheço com humildade que devia ter e orientado melhor na colagem ou juntado um dinheirinho para um profissional.

    Um abraço.
    ab

    ResponderExcluir
  10. Amarildo, meu caro... O que dizer? Incrível!! Foi possível sentir em suas palavras a paixão que tens pelo vaso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio,

      Obrigado pela visita ,

      E pelas palavras, mesmo as não ditas mas transmitidas fortemente em breves toques. De fato sou apaixonado por este tipo de louça entrte tantas outras velharias.

      Um abraço.

      ab

      Excluir
  11. Nuno_joana24@hotmail.com pode enviar email se amarildo gostaria de lhe fazer uma pergunta cumprimentos

    ResponderExcluir
  12. Nuno_joana24@hotmail.com pode enviar email se amarildo gostaria de lhe fazer uma pergunta cumprimentos

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de falar sobre esses vasos

    ResponderExcluir