sexta-feira, 27 de junho de 2014

LOUÇA SACAVÉM: UMA PEQUENA MISTURA ENQUANTO OUTRA NÃO VEM...





Post em promessa (Maria Isabel, Flavio Teixeira e quantos mais gostam de Sacavém).
Visual, de minhas primeiras peças de louça. 
E com alguma aquisição recente (frasco e prato "cavalinho").
Quase nada sei sobre esta fábrica mas atraiu-me ao primeiro contato;
 até pela sonoridade do nome.
É SACAVÉM, É SACAVÉM,
 dizia-me uma vendedora da Gávea (outro nome atraente...)




Travessa com motivo oriental. Alguém segurando uma estranha sombrinha?




Bem marcada... Publicidade ou segurança?




Pena que só tinha o bule de café e o açucareiro com este belo "borrão" azul. 
( borrão "azul" seria redundante?)




Com belas ramagens floridas que partem do chão...




... E pendem do alto.
Com uns filetes dourados.




O sete no açucareiro...




E no bule também.





Motivo bem português.




Pintado à mão.



Bem marcado como sempre.





Mas este não sei.




Um dia ou dois após a publicação de um post sobre este motivo "cavalinho" no blog:
http://leriasrendasvelhariasdamaria.blogspot.com.br/ ,
 encontrei em Petrópolis este prato.
 Havia até comentado com a Isabel que gostaria de ter um deles...




Sem marca. Talvez seja inglês mas postei aqui pela dúvida...




Há umas marcas de trempe diferentes. 
Cheguei a comentar com a Isabel que em meu  prato "cavalinho"  eram 9 marcas.
 (3 pontos equidistantes de um conjunto de 3). 
Mas na verdade é o dobro disso, só depois das fotos é que percebi...





Este pequeno vaso foi um pouquinho disputado...




Mas eu o queria bastante. Gostei dele pelo colorido envelhecido das flores. 
Já o Art Deco do modelado não faz meu gosto.




Nem imagino como seria a tampa.
Nem para que era usado...




Pintado à mão.
Mas talvez com algum recurso de estampa...




Bem marcado também.




E por fim esta  caneca...
Bem singela.




Acho que nem é portuguesa...




Mas lembra alguma coisa de Portugal.  
A  M.Isabel  recentemente fez um post sobre uma caneca da Sacavém.




Acho que a Sacavém não fazia peças singelas assim. 
São sempre mais elaboradas, pelo que sei.




Por dentro...




E por fora.
Marcação numeral somente.



Estava numa loja e o que gostei primeiro não dava para comprar.
Então fui olhando o que poderia ser mais em conta e que me agradasse. 
Bati o olho nela e gostei.
 Quando  perguntei o preço a um jovem atendente, ouvi de um outro lugar: 
-É um presente!
Era um conhecido logista da Lavradio que havia se  instalado em outro lugar...





NÃO É UM POST SACRO NEM MESMO DE UM ACHADO 
MAS AGRADEÇAMOS A DEUS QUE PARA TODOS TEM SEU CUIDADO (VOU LEVANDO...)

12 comentários:

  1. Caro Amarildo muito obrigado pelo carinho de me presentear no post de loiça de Sacavém .
    Os meus parabéns pelas boas aquisições.
    Tem muito bom gosto.
    A travessa motivo chinês é linda pela tonalidade monocromática em castanho com aguada que lhe dá sobriedade.
    O conjunto do bule e açucareiro é muito doce em azul, delicado.
    O prato do galo é copiado de uma fábrica Francesa.
    O prato "cavalinho" é Sacavém de período que apenas tem uma numeração minúscula a verde e um borrão(?), a textura da massa não engana.
    O frasco é delicado, pode ser de chá.
    A caneca até pode ser portuguesa, mas na foto o fundo está imperceptível.
    Espero esteja melhor a sorrir e feliz. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida MIsa,

    Obrigado.

    A atenção dos amigos é um bom remédio.

    Quanto às louças: Eu dizendo que o prato do galo é “típico” português e Você me informa que é cópia de francês... Tenho tanto que aprender. Mas vou me inteirando aos poucos.
    Pena que ultimamente não tenho ido às feiras nem a exposições de leilão. Mas uma vez ou outra me arrisco só pelas fotos. Por estes dias comprei um jarro de cerâmica decorado com romãs no estilo “Caldas da Rainha”, mas ainda não chegou. A peça é muito atraente e fica parecendo nos dizer: "fui feita sob os olhares de Bordalo"... Mas não deve ser. E talvez passe longe até mesmo de Portugal, mas faz parte do jogo dos caçadores de velharias... E eu gosto de jogar, como posso.

    Um abração.
    Amarildo

    ResponderExcluir
  3. Olá Amarildo
    Que bela coleção de loiças de Sacavém! Também tenho algumas peças desta fábrica, aliás,deve ser difícil encontrar uma casa portuguesa que não as tenha.O motivo da travessa, aqui em Portugal é conhecido vulgarmente por "Pagode", mas não sei se esta designação lhe foi atribuída pela própria fábrica.Ao motivo do bule e do açucareiro, um dos meus preferidos, a Fábrica de Loiças de Sacavém atribuiu-lhe a designação de número 7.Quanto ao frasco é mesmo um frasco para chá e vou-lhe deixar um link com um do mesmo formato para poder apreciar a tampa. O prato do "cavalinho" quem sabe donde veio? É um motivo usado por tantas fábricas e ao longo de tanto tempo, que é difícil atribuir uma origem. A caneca é linda, mas não sei de onde poderá ser.Mais uma vez parabéns e espero que ande mais animado.

    http://mfls.blogs.sapo.pt/30308.html

    No link abaixo poderá ver as minhas peças de Sacavém com o mesmo motivo do seu bule e açucareiro

    http://ascoisasdequeeugosto.blogspot.pt/2014/02/motivo-numero-7-fabrica-de-loicas-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria P,

      Obrigado pelo comentário e atenção.
      Estou fora uns dias. Mas vou olhar os links depois, com calma e te faço uma visita.

      Um abraço

      Excluir
  4. Como está Amarildo? Espero que se sinta melhor.
    Sacavém é algo que não falta numa casa portuguesa, com certeza.
    Se o Amarildo sente prazer no rigor da identificação, talvez seja preferível partir do princípio fundamental de que peças sem marca talvez seja melhor não lhes atribuir uma origem, ou então atribuir-lhe uma origem com uma percentagem de erro.
    Mas fará como bem entender, claro. Primeiro que tudo o nosso prazer na fruição dos objetos.
    Tal como a Maria Paula, gostei muito do seu açucareiro e do seu bule, um dos motivos muito feliz da Sacavém.
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Manel,

      Obrigado. Estou melhorando.
      Visita mais ilustre não poderia haver. Mas todos são igualmente queridos.

      Aproveitando que gostou do bule azul que chamei livremente "borrão: O tipo "borrão" (em referência aos famosos e antigos ingleses, que talvez se inspirem também em louças mais antigas (oriente) é sempre azul ou há em outros tons?

      Um abraço agradecido.

      Excluir
    2. Como está Amarildo?
      Agradeço-lhe muito a delicadeza e o prazer em saber que sou bem vindo neste seu espaço, o qual, confesso, aprendi a gostar igualmente.
      O dito "borrão azul" é a tradução do dito "flow blue" inglês, o que só acontece nas faianças e afins. Na porcelana este fenómeno não acontece.
      Claro que este "escorrer" da tinta, invadindo a base, normalmente esbranquiçada, pode acontecer com outras cores, no entanto, como o mais usual foi a cópia da porcelana oriental, e esta era azul e branca, acontece que o mais comum passou a ser o "flow blue".
      Um facto que aconteceu por erro passou a ser uma caraterística fantástica para os amantes da faiança, como é o meu caso.
      Tenho verdadeira paixão por este "flow blue" e adquiro algumas peças só porque o possuem.
      Votos de rápidas melhoras e que se restabeleça para que nos continue a dar os seus post tão agradáveis
      Manel

      Excluir
  5. Amarildo

    Faço minhas as palavras da Maria Paula. Se quiser encontrar informações sérias sobre Sacavém consulte o blog http://mfls.blogs.sapo.pt. É um blogue muito completo, com um levantamento muito completo da produção dessa fábrica, de que todos os portugueses, tem pelo menos uma peça em casa.

    Um pequeno à parte. Há pouco tempo resolvi pesquisar sobre o seu nome, que tanto me intrigava e descobri que a sua tem origem na palavra amêndoa. Em Itália há até há um licor feito à base de amêndoa, o Amaretto.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Luis,

      Obrigado pelas visitas, estimas e também pela informação do nome.

      Já havia visto alguma coisa. Não por narcismo, veja bem: Todos meus irmãos e irmãs têm nome duplo e de santo, tem até do dia do onomástico. Só eu fiquei fora deste elenco. Não há nenhum Santo Amarildo. Daí vi uma aproximação com Mar, Amaro (Mauro) até Maria (todos amargos como você pesquisou).
      Aqui me chamam Maurinho desde o berço. Só fora do ambiente familiar e dos amigos que chamam Amarildo. Nome de um grande jogador da seleção na época. Jogava pelo Botafogo e meu pai, mesmo flamenguista, escolheu este nome. Coisa como Cristiano Ronaldo ou Neymar. hoje em dia.

      Depois olho com calma o link e me informo sobre a SACAVEM.

      Abração.

      Excluir
  6. Caro Amarildo,
    Cá estou de novo e desta vez detive-me mais nas suas loiças de Sacavém.
    Já foi tudo dito, peças identificadas, mas quero dizer-lhe que as minhas preferidas são o bule e açucareiro - sempre o azul e branco a encantar-me - mas a mais mais é o frasco de chá com os ramos de flores. Gosto muito de tudo o que diz respeito ao chá, tenho vários frascos, mas não conhecia este modelo e decoração de Sacavém. Muito bonito mesmo!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. E já agora, falta dizer-lhe que também estou convencida que o prato "cavalinho" é de Sacavém. Nem todos os pratos eram marcados e este apresenta no tardoz ao centro uns círculos concêntricos que são muito típicos de Sacavém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria A,

      (não repare por ter duplicado aqui e no seu Blog este comentário)

      Obrigado.

      Olha só. Temos no blogue (etc) um instrumento bem útil para nossa mania de juntar coisas e não sabemos bem usar, pelo menos eu não sei muito bem, Sobretudo quando estas ferramentas vão se expandindo, círculos, sei lá o que, etc. Não consigo acompanhar.

      Estes seus comentários sobre minhas louças Sacavém foram uma grata surpresa e quase não os achava. Isto porque não sei lidar bem com os recursos do blogue. Mas vi no e-mail que você havia comentado e vim ver suas sempre muito bem vindas palavras e idéias.

      O prato deve ser mesmo Sacavém. E como você mencionou sobre círculos concêntricos lembrei-e que tenho um prato "cebolinha" com estes círculos, com cara de mais ou menos velho, sem marca e não se parece nada com as peças "new Ching" que estão por toda parte das feiras e do mundo. Depois eu posto e peço sua ideia. Mas não sei se a Sacavém produziu peças "cebolinha" . Seja como for vou postar este prato e tb um outro "cavalinho" cor de terra vermelha e com marca de "Valente ... Gaia". Mas o decalque é idêntico ao verde (Sacavém).

      Um abração.

      ab

      Excluir