segunda-feira, 2 de março de 2015

LOUÇA INGLESA E UMA OUTRA: " UMA TRAVESSA BORRÃO, UMA XÍCARA COM SEU IRMÃO E UM PRATINHO QUE NÃO SEI NÃO..."



Vivo dizendo que não tenho nada de "Borrão".
 Isto porque tenho em mente "BORRÃO"
 como aquelas enormes e pesadas Travesas Oitavadas 
que valem o quanto pesam (quase ouro por aqui). 
Então tudo mais parece bem simples e sem merecer este título...
Talvez  não seja bem assim. 
Do pouquíssimo que sei sobre esta louça,
 foi pela informação do Luis, do Manel e do C. Deveiks: 
Este último amigo até me convidou para escrevermos um post "a quatro mãos"
 sobre este tipo de louça..
Foi muito gentil. 
O problema é que quatro mãos (quase remete a 4 patas...) nós  temos de sobra (?).
 Falo só de mim, amigo.
Já quatro peças  de louça "Borrão", acho que estamos longe...

Sei do Borrão:
Produzidos ao longo do  XVIII e XIX, fenômeno típico da Faiança
e tem sua força na Louça Inglesa.

Há tempos que tenho pendurada uma travesa quase oval
 que comprei na Serra.
Fiz a compra por causa do Passarinho.
 Queria juntar louças com passarinhos e insetos.

Tenho também uma xícara comprada na feira e um pratinho de brechó.
E cheguei à conclusão que eles podem ser os meus primeiros "BORRÕES"
, ainda que sem todo o peso das peças e do título...
Então vamos ver:





Motivos do Oriente:
Lago, flores, pagodes, pontes...
Lembro que perguntei ao Manel se havia Borrão colorido.
Este parece ser o caso.





Grandes flores delimitam o cenário
que é meio disperso num lago ou mar.





Espécies variadas





O Motivo central: uma grande Casa (ou Pagode?).
(Nada sei desta Arquitetura)
Escadas, Pontes...
Construções adjacentes.




Ilhada uma construção menor
sobre pontes.




E em meio a este  cenário de águas, plantas e construções,
pousa solitário um lindo Passarinho.





Marcado  " CIRIS" (?) bem borrado.
Vejam que a foto não está sem foco. O numeral em amarelo está bem nítido.
Como o Luis disse, a louça Inglesa está toda catalogada.
Bastaram uns poucos cliques para encontrar um exemplar idêntico.
 Até o numeral. E Era CIRIS mesmo:

http://www.liveauctioneers.com/item/22965204_19th-century-antique-flow-blue-platter-by-w-and-b-ciris



&&&&&&&&&&&&&
&&&&&&
&&&




Aqui a Xícara com decoração Azul e Ouro.





E um Casal de Passarinhos apaixonados...





No Pires, só um deles.





Acho que está com pressa de voltar para Casa.





Poucos cliques e descobri ser
Villeroy & Boch
"INDIA".

Estas louças Inglesas têm cada título...
E muitos em Português.

CORREÇÃO 1: Com o oportuno comentário do Luis, corrijo aqui uma informação imprecisa sobre a origem desta xícara, que julgava e até jurava ser Inglesa. Tomo licença de transcrever sua informação:

"A Villeroy & Boch não é uma firma inglesa. Teve origem em França, na Lorena, andou pelo Luxemburgo, e instalou-se na Alemanha, na província do Sarre e ainda hoje existe (Luis Y)"






Há também uma marcação na massa ainda quando crua e macia...




&&&&&&&&&&&&&&&&
&&&&&&&&&&
&&&&&
&



E, por fim,
 este que pensava ser Inglês.
Um borrãozinho baratinho de brechó...
Mas Português, talvez.




A marca (borrada também)
lembra o selo da SACAVEM.

Além disso, recordo  as lições do Luis, da M. Isabel e da M. Andrade:
A louça inglesa é "perfeita", sem arestas, furos, etc.
A louça portuguesa costuma trazer marcas (de trempes, etc),
O caso deste exemplar.
Mas até que achei bom que seja Português.
 Assim tenho um Borrão
 sem deixar, das louças, a primeira Paixão

Em alguns casos, inda sigo meio ignorante
da distinção exata entre Faiança,  Porcelana e outras fórmulas que se criaram.
O que deveria ser uma coisa bem primária.
Mas complexa, às vezes.

CORREÇÃO 2: Comprei este prato como Inglês.depois julguei ser Português (irregularidades, etc, como indiquei) Mas veio a informação do Luis da qual novamente me valho:

"O prato que julgou ser Sacavém é da firma inglesa W. H. Grindley & Co, e foi fabricado entre 1891-1914 e a decoração chama-se Shangai (Luis Y)"






Aqui minha Coleção de Borrão...
Que cabe na palma da mão.





Mas resolvi colocar, por enquanto,
 sobre este faqueiro Manuelino.



&&&&&&&&&&&&&&&&
&&&&&&&&
&&&



"MAIS VALE UM BORRÃO NA PAREDE DO QUE 10 VOANDO SEM PODER  PEGAR.
MAS COMO SÃO LINDOS 10 GRANDES BORRÕES SOBRE UM MAR DE CAL. 
AZUL DO CÉU, AZUL DO MAR.
 AZUL ATÉ DO SOL E DO LUAR..."







10 comentários:

  1. Amarildo

    O prato que julgou ser Sacavém é da firma inglesa W. H. Grindley & Co, e foi fabricado entre 1891-1914 e a decoração chama-se Shangai. Encontrei um à venda no Rubylane com a mesma marca do seu http://www.rubylane.com/item/371981-Flowblue4/Ravishing-Antique-x22Shanghaix22-Flow-Blue-Plate.

    A Villeroy & Boch não é uma firma inglesa. Teve origem em França, na Lorena, andou pelo Luxemburgo, e instalou-se na Alemanha, na província do Sarre e ainda hoje existe.

    Adorei o oratório. Que graça de peça.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,

      Muito, muito obrigado.

      Sabe, estas informações que eu poderia ter adquirido de leituras, pesquisas, menos pressa nas conclusões, etc, teriam vindo mais pela mente. Mas as que nos chegam, como estas suas, "cor a cor" têm algo a mais. e chegam à mente passando antes por tantos pontos do nosso existir.

      Acabou que este post foi cheio de ironia: Falei do convite do Claudio Deveiks para uma postagem "a 4 mãos" e acabou sendo, pelas suas...

      Ao começar dizendo "outra louça" tinha em mente a Portuguesa Sacavém que julgava ser a fabricante do Pratinho de Pão. Acabou que havia realmente uma outra louça que não Inglesa,. Não Portuguesa mas Franco-Neder-Alemã... V & B. Como eu ia saber? Estas marcas vão se juntando e se instalando aqui e ali.. Só cabeções dominam estas informações.
      Ainda bem que alguns cabeções têm também grande coração e partilham seu saber de bom grado e sem cobrar... Fiz as anotações com as correções no corpo do post.

      É incrível esta referência da louça inglesa. Quando não exatíssima, muito próxima. E no caso deste prato do link que mandou, parece ser a foto do próprio. De diferente o selo com mais nitidez.

      O Oratoriozinho é mesmo uma graça. E bem antiguinho. O Manel já comentou sobre ele, num post antigo (e talvez Vc também). Onde se percebeu de cara que o fundo não é o original...

      Estou para fazer um post sobre os oratórios que tenho.

      Um abraço agradecido.

      ab

      Excluir
    2. Amarildo

      Nem lhe disse, que apreciei muito a selecção feita para este post, tudo feito à volta dos azuis e das "chinoiseries".

      A louça inglesa serviu de inspiração para muita fábricas europeias, inclusive Sacavém, que também produziu modelos no Flow Blue, portanto é natural a confusão. Conheço é relativamente bem as marcas de Sacavém, para me cheirar que este prato não seria dessa fábrica e como o Amarildo bem refere, a faiança inglesa está muito bem estudada e encontra-se rapidamente na net informações detalhadas.

      A Villeroy & Boch é uma marca sobejamente conhecida aqui na Europa. Até há bem pouco tempo tinham uma loja aqui em Lisboa, sempre com peças estupendas, de muito bom gosto.

      Tenho uma paixão por oratórios e maquinetas.

      Um abraço

      Excluir
    3. Luis,

      Sempre meu obrigado.

      Ainda fiz nova confusão com a origem da xícara V.& B., pensei ter lido Holanda em algum lugar...

      Sobre o último prato, estranhei que tenha marcas, furos, etc ("defeitos"). Pensava que a louça inglesa não apresentasse essas marcas.

      Os pequenos oratórios são uma graça mesmo. Mas os gigantes D. José também me encantam. E os de Sacristias de Irmandades? Imensos armários de molduras. Tão simples por fora e um Céu de ouros e cores no interior.

      Um abraço.

      ab

      Excluir
  2. O Luís já o informou sobre todas as peças. Ainda bem que o fez.
    Possuo uma quantidade de peças de Villeroy & Boch, e todas elas, sobretudo as desta época, têm um ar de família que impressiona. Apesar do nome dos padrões serem diferentes, o tipo de decoração é muito semelhante.
    Achei interessante o uso do termo "manuelino" para esse tipo de peça de mobiliário.
    Já conhecia este termo, utilizado no Brasil para este tipo de peça, mas fico sempre admirado com o seu uso, que não tem correspondência aqui em Portugal, sendo que, aqui, corresponde a algo muito diferente.
    Desejos de melhoras e que rápido esteja bem
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manel,

      Obrigado. Estou me cuidando.
      Ainda bem mesmo que o Luis veio em meu socorro. Poderia jurar que a xícara V e B era inglesa...
      Aqui há realmente uma variedade de termos para designar os estilos (móveis, sobretudo).
      Nem sempre estas expressões correspondem `as épocas ou design dos mesmos. Se a coisa já é variável por si mesma, aqui carnavalizou-se totalmente. Assim há muitos “estilos” que não resistem a um aprofundamento:
      “Colonial” (há diversos estilos do período, mas não um estilo “colonial”)
      “Manuelino”, etc.
      Há a imensa lista dos Luises, da França, Geoerges, Inglaterra, dos Doms de Portugal (José, João, Maria...) Há inclusive um estilo (mobília) chamado “Pés-de-cachimbo”...
      E tantos outros. Teve quem tentou uma simplificação de tudo isso, salvaguardando as expressões canonizadas pelo longo uso.
      O “Manuelino”: No Brasil os feirantes, antiquários, leiloeiros, sites de venda, etc o usam para designar estes móveis ebanizados, com colunas em parafuso, pés de bolacha e almofadas em losangos diamantados... Há um outro termo por aqui para esses móveis: Colonial Português. Mas não sei se é o correto. Então deduzo que o manuelino em questão é uma designação comercial que foi sendo aceita. De tal modo que em nosso ideário há este estilo manuelino.
      Confesso que me perco muito, sobretudo naquelas variações sutis. Além disso, a bibliografia desta área é escassa e cara.
      Um abraço.
      ab

      Excluir
  3. Olá Amarildo,
    Quando finalmente vim aqui para deixar comentário, apercebi-me que já tem um novo poste com bela arte sacra alusiva a S. José. Ando sempre atrasada...
    Sabe que também sou uma apaixonada por cerâmica transferware inglesa (e porcelana inglesa antiga) e adorei estas suas loiças, inglesas e de influência inglesa quando as vi aqui pela primeira vez há duas semanas. Acontece que o Luís disse logo tudo o que havia a dizer em termos de identificação das peças e por isso achei que não viria acrescentar grande coisa. Só uma notinha mais sobre o Flow Blue (o vosso Borrão e o nosso Azul Escorrido) poder ou não ser policromado. O que acontece é que o efeito borrão ou escorrido é obtido com o azul cobalto sob o vidrado, inicialmente por acidente e depois já como efeito decorativo. Podem depois ser aplicadas outras cores à mão ou os dourados em fase posterior da produção da peça.
    Mas o que me traz mais aqui hoje é agradecer-lhe o link que deixou no blogue do Luis sobre o blogue polaco Vita Brevis Ars Longa. Graças a si, pude deliciar-me a apreciar aquela belíssima coleção, exemplares dos grandes fabricantes ingleses cuja produção eu tanto admiro e de que também tenho muitas peças (pode ver nas etiquetas da faixa direita do meu blogue).
    Sei que tem andado doente (eu também tive um problema desaúde este inverno,mas já está tudo bem) Desejo-lhe rápidas e completas melhoras.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,

      Obrigado pela visita, comentário e cuidado por mim.
      Estou me cuidando.

      Nem sempre comentamos sobre as postagens uns dos outros O tempo corre muito. O que vale é saber que temos um olhar, um sentimento afim e que, de vez em quando, se faz expressar em dicas, apontamentos, elogios, etc.

      Como Você e o Luis, também fiquei fascinado pelo blog. São louças maravilhosas. Depois vou atrás das suas, Tenho umas poucas peças inglesas e qualquer hora vou postar. Incentivado agora por saber que as aprecia tanto...

      Um abraço.

      ab

      Excluir
  4. Meu caro Amarildo!
    Que bela seleção de louças!
    Impossível dizer qual é amais bela...

    Possuo um enorme gomil da Villeroy. Dê uma olhadinha no link:

    http://www.tempoguaranaderolha.com/#!gomil-villeroy-and-boch/ckct

    Uma dica, a Villeroy & Boch possui um museu.
    Se você entrar em contato eles te passam todas as informações sobres as peças. O link para contato encontra-se no meu blog a partir do link acima.

    Obrigado por mencionar meu nome na publicação, ainda não consegui escrever sobre aqueles 6 pratos flow blue que te mostrei, mas pretendo fazer isso em breve.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CD.

      Obrigado.

      Vou fazer uma visita ao seu post e depois ao site do Museu.

      Um abraço,

      ab

      Excluir